Cuca
Uma história fictícia escrita por Rodrigo Flinkas para inspirar e descrever esse mito fantástico do folclore brasileiro.
Disclaimer: Legends of Amazon é um jogo voltado para maiores de 18 anos e suas histórias (inspiradas em fatos reais) podem causar desconforto devido à presença de violência ou humilhação.
Escrito por: Rodrigo Flinkas.
Um ser mágico de origem primária desconhecida, é assim que Cuca é descrita em diferentes culturas e épocas. É conhecida por muitos como sendo uma velha, com poderes mágicos, antigamente chamada de bruxa com um aspecto que lembraria um dragão com escamas. Ela pode se adaptar ao ambiente em que vive para modificar sua aparência conforme necessário, como uma serpente que oferece um fruto proibido ou uma velha por exemplo. Ela teve suas origens no velho mundo onde viajou por diferentes países e épocas alimentando-se de crianças perdidas, abandonadas ou negligenciadas e que amendrontadas são sua fonte de energia para manter seus poderes.
Indo de aparências de dragão a bruxas poderosas que guiam secretamente reis para vencer batalhas usando poderes inexplicáveis são exemplos da influência de Cuca através dos tempos, das culturas, das lendas urbanas e muito mais, tendo sua existência anterior ao que as histórias documentadas referentes ao início da civilização relatam.

Durante a Idade Média, a magia na Europa assumiu muitas formas, sendo muito dificil de identificar um tipo de mago, pois havia muitos que praticavam vários tipos de magia nestes tempos, incluindo monges, sacerdotes e outros tipos de pessoas, mas algo que todos eles tinham em comum, um preço pago a Cuca (que em outras culturas possui outro nome) tais como sacrificios ou sua propria alma para canalizar o Maleficium (plural: maleficia) como um termo latino, "Um ato de feitiçaria realizado com a intenção de causar dano ou lesão; o dano resultante." Em geral, o termo se aplica a qualquer ato mágico destinado a causar dano ou morte a pessoas ou propriedades. Sua ortografia moderna vem do "início do século XVII; uso mais antigo encontrado em George Abbot (1562-1633), arcebispo de Canterbury. Do latim clássico maleficium ação maligna, lesão, feitiçaria de maleficus + -ium".
Ela tinha muitos nomes, às vezes como homem, mulher ou como fera, ela pode mudar de um corpo material para uma forma fantasmagórica em um piscar de olhos, o que lhe permite ser incapturável e depois de viajar por várias terras, reinos e além, espalhando terror por onde passava e capturando crianças independentemente da classe social, vários reis e imperadores moveram exércitos, bruxas e feiticeiros para capturá-la, o que inspirou muitas histórias, livros e crenças diferentes.

Cuca aproveitou a descoberta do novo mundo pelos exploradores portugueses e espanhóis e migrou para o novo mundo. Ela pode viajar rapidamente por países com base no medo das pessoas. Se houver alguém assustado, seu espírito pode viajar usando seus pesadelos pulando de um lugar para outro e quanto mais medo alguém tiver, mais poder ela adquire e mais longe ela pode ir.
Uma vez na Terra Brasilis, lugar onde havia crianças indígenas ou escravas abandonadas e o medo se espalhava entre as pessoas, ela rapidamente adotou a aparência de um jacaré para assustar não só as crianças que eram tão negligenciadas na época, mas também os adultos e além de tudo, escravizadores (os principais predadores da época), pois quanto mais predador você é, menos você espera que algo maior o ataque e, portanto, quando isso acontece, seu medo é ainda maior do que suas próprias presas sentem de você.
Ela dorme apenas uma noite a cada sete anos e começou a tomar posse dessa nova terra, ampliando cada vez mais seu poder e sua magia agora podia ser observada em todos os cantos, em todos os lugares, encontrando refúgio na floresta onde, além de ter abrigo e estando longe dos exércitos do velho mundo, não possuía nenhum ser que pudesse enfrentá-la.
Alguns contos dizem que ela gosta de carregar as cabeças das últimas crianças que ela alimentou para exibir seu poder e continuar se alimentando delas.
Século após século, até hoje, a Cuca ainda aterroriza adultos e crianças e sua presença hoje transcende as florestas e há quem diga que a vê à noite vagando pelas ruas e cidades em busca do medo e do terror.

Last updated